A Faculdade Lusófona de São Paulo

A Faculdade Lusófona de São Paulo – FLSP é uma das instituições do Grupo Lusófona de ensino e oferece cursos de graduação e de pós-graduação na cidade de São Paulo. É a mais nova instituição do grupo que teve sua origem no fim dos anos 80, quando da criação da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, maior Universidade privada de Portugal.

O projeto educativo da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias é a maior e mais importante iniciativa de ensino e formação surgida do interior da sociedade civil no Portugal contemporâneo.

Hoje, este projeto extravasa as fronteiras de Portugal  e encontra eco em iniciativas de ensino similares no Brasil, Cabo Verde, Angola, Guiné-Bissau e Moçambique, sendo a Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias a instituição que encabeça o projeto educativo mais vasto do “Grupo Lusófona”.

Atualmente mais de 35.000 alunos frequentam as instituições de ensino que integram o “Grupo Lusófona” nos diversos Países de expressão Portuguesa.

A Faculdade Lusófona de São Paulo – FLSP, mais que herdeira da tradição de ensino superior do Grupo Lusófona é a primera institução, no Brasil, a irmanar em nome e projeto educacional com a Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias – ULHT.

.

O CEAT

O Centro de Estudos Avançados e Treinamento – CEAT atua, desde o ano de 2000, com capacitação para o trânsito e transportes, tendo sido a primeira instituição particular a ter representatividade neste setor. Iniciou suas atividades como forma de associação de pesquisa e capacitação profissional. Associação esta integrada por professores, profissionais da área, militares, engenheiros, psicólogos, administradores, arte educadores e gestores públicos identificados com a causa da mobilidade urbana em nosso país. O CEAT já atuou em mais de 60 municípios brasileiros. Em 2005, iniciou o inédito curso de pós-graduação em Gestão e Normatização de Trânsito. Em 2012 o CEAT obteve o credenciamento junto ao Conselho Federal de Psicologia para oferecer a pós-graduação de formação de peritos psicólogos de trânsito, sendo em conjunto com a Universidade Cruzeiro do Sul, as duas  únicas entidades a oferecer este curso na cidade de São Paulo. Paralelamente às atividades profissionais do trânsito e transportes o CEAT desenvolveu, ao longo dos anos, um vasto segmento de atuação: concursos públicos, agente de integração empresa e escola para a realização de estágios, editoria de livros, cartilhas e apostilas, programas de capacitação em língua portuguesa para imigrantes estrangeiros (em parceria com a Pastoral do Imigrante do Estado de São Paulo). Ainda em 2012, após uma reunião com o Conselho Superior do Grupo Lusófona, em Lisboa, foi decido integrar as ações dos dois grupos no Brasil num projeto comum: a instalação da Faculdade Lusófona na cidade de São Paulo.